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DÚVIDAS TÉCNICAS PRODUTOS ATÉ 2019-11-25
26/11/2019
PERGUNTAS COMUNS SOBRE OS PRODUTOS MOTORSPICE
 


Dúvidas gerais sobre os equipamentos para ignição


Sobre a durabilidade e defeitos:

Os módulos da Motor Spice podem estragar-se fácil?

Os produto foram projetados para serem robustos e duráveis. Como qualquer produto, pode apresentar falha, mas é esperado que isso somente ocorra, se acontecer, passados muitos anos!

Se um produto Motor Spice danificar-se, é possível consertá-lo?

Sim, pois não são produtos descartáveis!

O aparelho pode ser aberto em caso de defeito ou se suspeitar disso?

Os produtos da Motor Spice têm alguns recursos relacionados à segurança, sendo visíveis apenas os lacres externos. O rompimento de um lacre e/ou o acesso à parte interna do gabinete do aparelho resultará na cessação da garantia. Em caso de defeito, o produto deverá ser encaminhado à Motor Spice. Mesmo que haja um engenheiro eletrônico disposto a consertar um produto danificado, devido inexistência de documentação técnica (uso interno da Motor Spice, somente), é pouco provável que ele seja bem sucedido.

A vida útil do motor vai ser diminuida por usar algum produto Motor Spice?

Não. Existem alguns produtos Motor Spice que podem ser ajustados para aplicar no motor um mapa de ignição diferente do original. Caso o instalador configure um mapa impróprio, existe a possibilidade de um efeito indesejável ocorrem no longo prazo, mas provavelmente o usuário logo perceberá algum sintoma de que o motor parece estar trabalhando de maneira anormal.


Sobre a instalação:

Os produtos somente podem ser instalados em oficina-parceiras?

Não há esta obrigação, mas ela é sempre recomendada, por conta da mão-de-obra qualificada e a garantia estendida.

Qualquer um pode instalar os produtos, até mesmo um leigo?

Os produtos da Motor Spice são geralmente para controle. Assim, é altamente recomendavel que a instalação seja executada por alguém tecnicamente competente e que já faça normalmente serviços de alta qualidade. Existem diversos casos de produtos sofisticados terem sido bem sucedidamente instalados por leigos, porém isto não é encorajado. Uma instalação incorreta pode ou não provocar problemas imediatos: funcionamento irregular, não-funcionamento, desempenho insatisfatório, redução da vida útil do equipamento e dano do produto são algumas das possibilidades. Tais riscos aplicam-se a qualquer produto eletrônico ou não, não se limitando aos equipamentos da Motor Spice.


Sobre o suporte técnico:

Se o instalador tiver alguma dúvida, haverá alguém para orientá-lo?

Certamente. O suporte da Motor Spice já é no nível de engenharia.

Qual o custo da hora de suporte?

O suporte técnico não é cobrado.

Qual é o liimite de horas de suporte para cada tipo de produto?

Não há limite de horas.

Por qual ou quais meios pode obter o suporte técnico?

O atendimento técnico é feito por telefone fixo, telefone celular, telefone VOIP, MSN, Skype ou e-mail. O custo do telefonema é responsabilidade do usuário. Por issom encoraja-se que sejam utilizados os meios de comunicação via Internet, especialmente os messengers, pois permitem conversar com voz.

 

Sobre a personalizações:

Um produto que foi comprado para um determinado número de cilindros poderá ser depois modificado para outra quantidade de cilindros?

Sim.

Os produtos podem ser personalizados antes e/ou depois da compra do mesmo?

Sim. Consulte a Motor Spice para avaliar a possibilidade e calcular o custo da personalização.

Os itens opcionais só podem ser encomendados quando da compra do aparelho?

Não. Mesmo depois, um ou mais itens opcionais poderão ser adicionados. Para isso, o produto deverá ser remetido à Motor Spice, pois as alterações são internas à caixa do produto.
 


DÚVIDAS SOBRE IGNIÇÃO ASSISTIDA:

Qualquer um pode instalar o produto?

A Ignição Asisistida, de todos os produtos, é o mais simples de instalar, não requerendo grandes conhecimentos técnicos. Ainda assim, por ser um produto de controle, é altamente recomendável que o serviço seja confiado a alguém tecnicamente competente e que naturalmente trabalhe com qualidade.

Serve em qualquer motor que possua distribuidor com platinado?

Sim, não importando o número de cilindros do motor.

Terei que usar velas especiais?

Não, do que depender do produto. A sugestão é que continue sendo utilizado o tipo original das velas.

Terei que usar cabo de vela de silicone?

Não há obrigação desta mudança por causa do aparelho, mas cabos com capa de silicone costumam ter vida útil maior.

Posso usar a Ignição Assistida mesmo se o distrubuidor estiver com folga no eixo e/ou no mecanismo de avanço?

Sim, mas tais folgas são ou podem ser prejudiciais ao desempenho e consumo do motor mesmo quando se usa a ignição original, de forma que a atitude correta seria consertar ou trocar o distribuidor gasto.

Posso usar a Ignição Assistida para acionar uma bobina plástica?

Não, pois o produto não comanda a bobina de forma apropriada para um tipo plástico. A utilização de uma bobina deste tipo colocará tanto a bobina quanto a Ignição Assistida em condição de sobrecarga, reduzindio a vida útil de ambos e, comumente, um dos dois queima-se em pouco tempo, na maioria das vezes, a bobina.

A Ignição Assistida, por permitir o uso de bobina asfáltica mais potente do que a bobina original, vai desgastar mais o platinado?

Não, mas justamente o contrário! Com este aparelho os platinados duram muito mais tempo porque a principal causa de seu desgaste deixa de existir ou, mais exatamente, será transferiada para a Ignição Assistida.

Para consultar dúvidas gerais relativas aos produtos Motor Spice, clique aqui.
 


DÚVIDAS SOBRE O BOOSTER:

Terei que usar velas especiais?

Não, do que depender do produto. A sugestão é que continue sendo utilizado o tipo original das velas.

Terei que usar cabo de vela de silicone?

Não há obrigação desta mudança por causa do aparelho, mas cabos com capa de silicone costumam ter vida útil maior. Se o sistema de igniçao original utilizar platinado e/ou os cabos de vela não forem supressivos ou não apresentarem a resistência mínima esperada, novos cabos de vela terão que ser utiizados, de acordo com as especificações.

Serve em qualquer motor?

Sim, carburado ou injetado, importando o número de cilindros do motor e se tem ou não distribuidor de ignição. Exemplos de motores em que o produto está em uso: VW AP, VW MD-600, VW ar (Fusca e outros), BF-161, 3000, Ford OHC 2.3, Vaz (Niva), GM (Opala e outros), Sevel (Palio), Fire (Uno e outros).

ECU de motores injetados podem ou não apresentar algum tipo de reação ao uso do aparelho (acendimento de luz de falha na injeção, por exemplo).

O aparelho tem que trabalhar com algum tipo especial de distribuidor?

Não. Pode ser distribuidor com platinado, bobina impulsora ou sensor Hall (bobina impulsora e sensor Hall são os tipos de sensores utilizados em ignições eletrônicas). A versão básica do produto usa o sinal à saída do módulo de ignição eletrônica ou do platinado. Existe versão especial para lidar diretamente com o sinal da bobina impulsora ou sensor Hall, permitindo eliminar o módulo original e o chicote associado.

Posso usar o produto mesmo se o distribuidor estiver com folga no eixo e/ou no mecanismo de avanço?

Se pequena, sim, porém não é aconselhável, pois o equipamento pode amplificar a variação do avanço causado pelo distribuidor defeituoso. As folgas são ou podem ser prejudiciais ao desempenho e consumo do motor mesmo quando se usa a ignição original, de forma que a atitude correta seria consertar ou trocar o distribuidor defeituoso ou desgastado.

O produto vai desgastar mais o platinado?

Não, mas justamente o contrário! Com este aparelho os platinados duram muito mais tempo porque a principal causa de seu desgaste deixa de existir ou, mais exatamente, será transferiada para o aparelho.

Qualquer um pode instalar o produto?

O produto é bastante simples de instalar para alguém com conhecimentos suficientes do funcionamento do motor. Ainda assim, por ser um produto de controle, é altamente recomendável que o serviço seja confiado a alguém tecnicamente competente e que naturalmente trabalhe com qualidade. Além disso, o recurso de remapear a ignição deve ser utilizado com sabedoria

Posso usar o Booster para acionar uma bobina plástica?

Certamente. O Booster tem seu melhor desempenho justamente com bobina do tipo plástico, o que não ocorre com a ignição original. A utilização de uma bobina deste tipo com o sistema original colocará tanto a bobina quanto o módulo original em condição de sobrecarga, reduzindio a vida útil de ambos e, comumente, um dos dois queima-se em pouco tempo, na maioria das vezes, a bobina.

Posso usar o Booster com bobina asfástica?

Sim, desde que não seja de um tipo próprio para uso com sistema de ignição por platinado. O melhor desempenho será sempre com bobina plástica. O uso da bobina asfáltica é uma opção para reduzir o custo da instalação, apenas.

A centelha do Booster poderá furar os pistões?

A centelha ocorre entre eletrodos das velas, não entre a vela e o pistão. Mesmo uma vela que tivesse seu eletrodo de massa arrancado, seria mais fácil a centelha pular para a carcaça da vela do que o pistão, devido à diferença de distâncias. Outras causas levam ao "furar pistão" e outros danos no pistão, geralmente relacionados a uma temperatura mais elevada da câmara, avanço de ignição excessivo, pistão subdimensionado e outros fatores.

Para consultar dúvidas gerais relativas aos produtos Motor Spice, clique aqui.

 


dÚvidas sobre o superBOoSTER:

Terei que usar velas especiais?

Isto dependerá das características da vela original. A energia da centelha provida pelo produto poderá resultar em desgaste prematuro de velas especificadas para operação em regimes mais brandos.

Terei que usar cabo de vela de silicone?

Possível que sim, mas este tipo não é único que serve. O importante é que o material de isolamento dos cabos de vela sejam corretamente dimensionados para conter a energia, evitando a "fuga de corrente".

Serve em qualquer moto?

Sim, carburado ou injetado, importando o número de cilindros do motor e se tem ou não distribuidor de ignição. Exemplos de motores em que o produto está em uso: VW AP, VW MD-600, VW ar (Fusca e outros), BF-161, 3000, Ford OHC 2.3, Vaz (Niva), GM (Opala e outros), Sevel (Palio), Fire (Uno e outros).

ECU de motores injetados podem ou não apresentar algum tipo de reação ao uso do aparelho (acendimento de luz de falha na injeção, por exemplo).

O aparelho tem que trabalhar com algum tipo especial de distribuidor?

Não. Pode ser distribuidor com platinado, bobina impulsora ou sensor Hall (bobina impulsora e sensor Hall são os tipos de sensores utilizados em ignições eletrônicas). A versão básica do produto usa o sinal à saída do módulo de ignição eletrônica ou do platinado. Existe versão especial para lidar diretamente com o sinal da bobina impulsora ou sensor Hall, permitindo eliminar o módulo original e o chicote associado.

Posso usar o produto mesmo se o distribuidor estiver com folga no eixo e/ou no mecanismo de avanço?

Se pequena, sim, porém não é aconselhável, pois o equipamento pode amplificar a variação do avanço causado pelo distribuidor defeituoso. As folgas são ou podem ser prejudiciais ao desempenho e consumo do motor mesmo quando se usa a ignição original, de forma que a atitude correta seria consertar ou trocar o distribuidor defeituoso ou desgastado.

O produto vai desgastar mais o platinado?

Não, mas justamente o contrário! Com este aparelho os platinados duram muito mais tempo porque a principal causa de seu desgaste deixa de existir ou, mais exatamente, será transferiada para o aparelho.

Qualquer um pode instalar o produto?

O produto é bastante simples de instalar para alguém com conhecimentos suficientes do funcionamento do motor. Ainda assim, por ser um produto de controle, é altamente recomendável que o serviço seja confiado a alguém tecnicamente competente e que naturalmente trabalhe com qualidade. Além disso, o recurso de remapear a ignição deve ser utilizado com sabedoria

Posso usar o SuperBooster para acionar uma bobina plástica?

Não apenas pode como deve.

Posso usar o Booster com bobina asfástica?

Não.

A centelha do SuperBooster poderá furar os pistões?

A centelha ocorre entre eletrodos das velas, não entre a vela e o pistão. Mesmo uma vela que tivesse seu eletrodo de massa arrancado, seria mais fácil a centelha pular para a carcaça da vela do que o pistão, devido à diferença de distâncias. Outras causas levam ao "furar pistão" e outros danos no pistão, geralmente relacionados a uma temperatura mais elevada da câmara, avanço de ignição excessivo, pistão subdimensionado e outros fatores.

Para consultar dúvidas gerais relativas aos produtos Motor Spice, clique aqui.

 


DÚVIDAS SOBRE O DIS:


Qual a diferença entre o DIS e o DD?

A principal diferença, explicando de modo bastante resumido, é que o DIS utiliza um sinal do distribuidor, enquanto que o DD nada usa do distribuidor. Por conta da necessidade do citado sinal para o DIS, é importante que o distribuidor esteja em bom estado, sem folgas excessivas no eixo, tanto na direção radial quanto na direção da rotação. Se o distribuidor não estiver em boas condições, será necessário consertá-lo ou substituí-lo para que o DIS possa ser usado. Considerando-se o custo que isso gera, poderá ser mais econômico escolher o DD em vez do DIS.

Serve em qualquer motor?

Sim, carburado ou injetado, desde que tenha distribuidor, importando o número de cilindros do motor. Exemplos de motores em que o produto está em uso: VW AP, VW MD-600, VW ar (Fusca e outros), BF-161, 3000, Ford OHC 2.3, Vaz (Niva), GM (Opala e outros).

ECU de motores injetados podem ou não apresentar algum tipo de reação ao uso do aparelho (acendimento de luz de falha na injeção, por exemplo).

O aparelho tem que trabalhar com algum tipo especial de distribuidor?

Não. Pode ser distribuidor com platinado, bobina impulsora ou sensor Hall (bobina impulsora e sensor Hall são os tipos de sensores utilizados em ignições eletrônicas). A versão básica do produto usa o sinal à saída do módulo de ignição eletrônica ou do platinado. Existe versão especial para lidar diretamente com o sinal da bobina impulsora ou sensor Hall, permitindo eliminar o módulo original e o chicote associado.

Posso usar o produto mesmo se o distribuidor estiver com folga no eixo e/ou no mecanismo de avanço?

Se pequena, sim, porém não é aconselhável, pois o equipamento pode amplificar a variação do avanço causado pelo distribuidor defeituoso. As folgas são ou podem ser prejudiciais ao desempenho e consumo do motor mesmo quando se usa a ignição original, de forma que a atitude correta seria consertar ou trocar o distribuidor defeituoso ou desgastado.

O produto vai desgastar mais o platinado?

Não, mas justamente o contrário! Com este aparelho os platinados duram muito mais tempo porque a principal causa de seu desgaste deixa de existir ou, mais exatamente, será transferiada para o aparelho.

O produto vai desgastar mais a tampa do distribuidor e rotor?

O produto faz com que tampa de distribuidor e rotor não sejam mais utilizados, terminando com a manutenção causada por estes componentes. Recomenda-se que a tampa seja mantida no lugar para evitar ou minimizar a entrada de detritos no mecanismo do distribuidor.

Qualquer um pode instalar o produto?

O produto é bastante simples de instalar para alguém com conhecimentos suficientes do funcionamento do motor. Ainda assim, por ser um produto de controle, é altamente recomendável que o serviço seja confiado a alguém tecnicamente competente e que naturalmente trabalhe com qualidade. Além disso, o recurso de remapear a ignição deve ser utilizado com sabedoria

Já que o produto torna o motor à prova de água (no que tange à ignição), a caixa do aparelho pode ser submersa?

A caixa padrão do aparelho (a chamada "versão básica") usa caixa plástica que não é à prova de água, logo ela não pode ser molhada. Como os fios do chicote são compridos, normalmente é possível fixar a caixa do aparelho no habitáculo, sendo a parte atrás do painel um bom local, protegendo o produto do calor e contaminantes. Esta solução atende aos usuários que não pretendem afundar o veículo a ponto de entrar água no habitáculo. Entretanto, se houver intenção de enfrentar nível alto de água, de forma que a caixa do aparelho venha a ser molhada, recomenda-se que se encomende o produto com a caixa à prova de água, um dos itens opcionais. A exposição da caixa do produto à água poderá resultar desde mal funcionamento temporário até mesmo a danos mais ou menos extensos ao produto, o que não é coberto pela garantia.

Terei que usar velas especiais?

Não, do que depender do produto. A sugestão é que continue sendo utilizado o tipo original das velas.

Terei que usar cabo de vela de silicone ou algum tipo muito especial?

Não há obrigação do uso de cabo de vela especial por causa do aparelho, mas cabos com capa de silicone costumam ter vida útil maior. Se o sistema de igniçao original utilizar platinado e/ou os cabos de vela não forem supressivos ou não apresentarem a resistência mínima esperada, novos cabos de vela terão que ser utiizados, de acordo com as especificações.

Posso aproveitar a bobina asfáltica original do veículo?

Não na versão padrão do produto, pois ela é de um tipo impróprio para uso com este equipamento. O tipo de bobina padrão do equipamento é o mesmo utilizado no Palio 8v, Uno e outros veículos destas famílias da Fiat, facilmente encontráveis em lojas de autopeças. Somente uma versão especial do produto preparada para acionar bobinas individuais permitiria usar a bobina asfáltica original, porém este tipo não seria a melhor opção.

Posso usar o produto para acionar uma bobina plástica, apenas?

O produto padrão foi projetado para trabalhar com uma bobina plástica com primário e secundário isolados para cada 2 cilindros do motor, próprio para ignições com centelha perdida. É a mesma utilizada no Palio 8v, Uno e outros veículos destas famílias da Fiat, facilmente encontráveis em lojas de autopeças. O produto pode ser encomendado em versão que trabalha com bobinas separadas para cada cilindro.

Posso usar o produto com bobina asfástica?

Se encomendado o produto em versão que trabalha com bobinas separadas para cada cilindro, sim, mas o produto tem seu melhor desempenho com bobina plástica.

Terei que comprar alguma peça além do módulo eletrônico ou o conjunto já vem com todos os itens necessários?

O produto requer o uso de cabos de vela supressivos, havendo diversas opções nas lojas de autopeças comuns, e novas bobinas de ignição, do mesmo tipo utilizado no Palio 8v, Uno e outros veículos destas famílias da Fiat, facilmente encontráveis em lojas de autopeças. Recomenda-se que estes itens sejam comprados na própria cidade, reduzindo o custo com frete e por poder utilizar da garantia localmente, se necessário. Especialmente no caso dos cabos de vela, essa aquisição na própria cidade do comprador permitirá escolher o cabo com o comprimento adequado, considerando o local escolhido para fixação das novas bobinas.

A centelha do produto poderá furar os pistões?

A centelha ocorre entre eletrodos das velas, não entre a vela e o pistão. Mesmo uma vela que tivesse seu eletrodo de massa arrancado, seria mais fácil a centelha pular para a carcaça da vela do que o pistão, devido à diferença de distâncias. Outras causas levam ao "furar pistão" e outros danos no pistão, geralmente relacionados a uma temperatura mais elevada da câmara, avanço de ignição excessivo, pistão subdimensionado e outros fatores.

Para consultar dúvidas gerais relativas aos produtos Motor Spice, clique aqui.

 


DÚVIDAS SOBRE O DIS LITE:

Qual a diferença do DIS para o DIS Lite?

O DIS Lite é igual ao DIS, porém sem recurso de remapeamento da ignição. Este recurso é muito útil para motores antigos, importados e/ou convertidos para uso de outro combustível. O DIS Lite é uma opção mais econômica, apresentando as outras características do DIS.

Para consultar as perguntas relativas ao DIS, clique aqui.

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DÚVIDAS SOBRE O DD

Qual a diferença entre o DIS e o DD?

A principal diferença, explicando de modo bastante resumido, é que o DIS utiliza um sinal do distribuidor, enquanto que o DD nada usa do distribuidor. Por conta da necessidade do citado sinal para o DIS, é importante que o distribuidor esteja em bom estado, sem folgas excessivas no eixo, tanto na direção radial quanto na direção da rotação. Se o distribuidor não estiver em boas condições, será necessário consertá-lo ou substituí-lo para que o DIS possa ser usado. Considerando-se o custo que isso gera, poderá ser mais econômico escolher o DD em vez do DIS.

O 'ponto" de ignição ficará fixo, mantendo-se igual em todas as condições de uso, como se fosse um 'distribuidor travado' ?

Não, e assim não poderia ser, tecnicamente considerando! Todo motor requer que o momento da centelha varie em função de algumas condições. No mínimo, deve haver variação em função da rotação, e a versão mais simples do DD permite isso, havendo também a versão que também faz a mudança do ângulo do avanço em função da carga. O "ponto"de ignição travado só permitiria um funcionamento ótimo em uma condição específica de rotação e carga, o que talvez só fosse conseguido em um motor estacionário para uso em condições muito restritas. Motores veiculares precisam operar em uma faixa muito ampla de rotação e carga, de forma que um "ponto" ignição fixo iria fazer o motor ter rendimento menor na maior parte das condições de uso e/ou levar o conjunto mecânico a sofrer esforços evitáveis. Estes efeitos devido ao "ponto" de ignição fixo acontecem mesmo que o usuário não perceba nenhum sintoma anormal e/ou até que pense que o motor esteja funcionando normalmente. Existe diferença entre 'funcionar de alguma maneira', ainda que pareça normal ao leigo, e "funcionar bem". Caso deseje um melhor esclarecimento sobre esta questão, sugere-se que seja consultado um engenheiro mecânico.

Serve em qualquer motor?

Sim, carburado ou injetado, importando o número de cilindros do motor. No caso de motor com distribuidor, este ficará eletricamente inativo. Exemplos de motores em que o produto está em uso: VW AP, VW ar (Fusca e outros), BF-161, 3000, Ford OHC 2.3, GM (Opala e outros).

No caso de motores injetados, poderá ou não ser necessária uma versão especial do produto para que seja fornecida à ECU um sinal de rotação especial.

O produto vai desgastar mais a tampa do distribuidor e rotor?

O produto faz com que tampa de distribuidor e rotor não sejam mais utilizados, terminando com a manutenção causada por estes componentes. Recomenda-se que a tampa seja mantida no lugar para evitar ou minimizar a entrada de detritos no mecanismo do distribuidor.

Posso usar o produto mesmo se o distribuidor estiver com folga no eixo e/ou no mecanismo de avanço ou outro problema?

Sim, pois o produto não usa nada do distribuidor, ignorando totalmente suas condições, até mesmo sua existência. O produto é 100% independente do distribuidor.

Poderei retirar o distribuidor do bloco do motor e colocar uma tampa no lugar?

Depende do motor. Alguns não dependem do distribuidor instalado para que algum outro mecanismo funcione. Exemplo disso é o BF-161. Diversos motores precisam do distribuidor para que a bomba de óleo ou de combustivel funcione. Ainda que não haja esta dependência, não há obrigatoriedade de o distribuidor ser retirado só por causa do DD. Poderá ser mais cômodo mantê-lo no lugar, evitando a necessidade de bolar alguma solução para manter os mecanismos dependentes, caso existam.

O produto vai eliminar o platinado ou o módulo de ignição eletrônica?

Sim, pois o produto não usa nada do distribuidor, nada do sistema original (com exceção das velas). O produto é 100% independente do distribuidor.

Qualquer um pode instalar o produto?

O produto é bastante simples de instalar para alguém com conhecimentos suficientes do funcionamento do motor. Ainda assim, por ser um produto de controle, é altamente recomendável que o serviço seja confiado a alguém tecnicamente competente e que naturalmente trabalhe com qualidade. Além disso, o recurso de remapear a ignição deve ser utilizado com sabedoria

Já que o produto torna o motor à prova de água (no que tange à ignição), a caixa do aparelho pode ser submersa?

A caixa padrão do aparelho (a chamada "versão básica") usa caixa plástica que não é à prova de água, logo ela não pode ser molhada. Como os fios do chicote são compridos, normalmente é possível fixar a caixa do aparelho no habitáculo, sendo a parte atrás do painel um bom local, protegendo o produto do calor e contaminantes. Esta solução atende aos usuários que não pretendem afundar o veículo a ponto de entrar água no habitáculo. Entretanto, se houver intenção de enfrentar nível alto de água, de forma que a caixa do aparelho venha a ser molhada, recomenda-se que se encomende o produto com a caixa à prova de água, um dos itens opcionais. A exposição da caixa do produto à água poderá resultar desde mal funcionamento temporário até mesmo a danos mais ou menos extensos ao produto, o que não é coberto pela garantia.

Terei que usar velas especiais?

Não, do que depender do produto. A sugestão é que continue sendo utilizado o tipo original das velas.

Terei que usar cabo de vela de silicone ou algum tipo muito especial?

Não há obrigação do uso de cabo de vela especial por causa do aparelho, mas cabos com capa de silicone costumam ter vida útil maior. Se o sistema de igniçao original utilizar platinado e/ou os cabos de vela não forem supressivos ou não apresentarem a resistência mínima esperada, novos cabos de vela terão que ser utiizados, de acordo com as especificações.

Posso aproveitar a bobina asfáltica original do veículo?

Não na versão padrão do produto, pois ela é de um tipo impróprio para uso com este equipamento. O tipo de bobina padrão do equipamento é o mesmo utilizado no Palio 8v, Uno e outros veículos destas famílias da Fiat, facilmente encontráveis em lojas de autopeças. Somente uma versão especial do produto preparada para acionar bobinas individuais permitiria usar a bobina asfáltica original, porém este tipo não seria a melhor opção.

Posso usar o produto para acionar uma bobina plástica, apenas?

O produto padrão foi projetado para trabalhar com uma bobina plástica com primário e secundário isolados para cada 2 cilindros do motor, próprio para ignições com centelha perdida. É a mesma utilizada no Palio 8v, Uno e outros veículos destas famílias da Fiat, facilmente encontráveis em lojas de autopeças. O produto pode ser encomendado em versão que trabalha com bobinas separadas para cada cilindro.

Posso usar o produto com bobina asfástica?

Se encomendado o produto em versão que trabalha com bobinas separadas para cada cilindro, sim, mas o produto tem seu melhor desempenho com bobina plástica.

Terei que comprar alguma peça além do módulo eletrônico ou o conjunto já vem com todos os itens necessários?

O produto requer o uso de cabos de vela supressivos, havendo diversas opções nas lojas de autopeças comuns, e novas bobinas de ignição, do mesmo tipo utilizado no Palio 8v, Uno e outros veículos destas famílias da Fiat, facilmente encontráveis em lojas de autopeças. Recomenda-se que estes itens sejam comprados na própria cidade, reduzindo o custo com frete e por poder utilizar da garantia localmente, se necessário. Especialmente no caso dos cabos de vela, essa aquisição na própria cidade do comprador permitirá escolher o cabo com o comprimento adequado, considerando o local escolhido para fixação das novas bobinas.

A centelha do produto poderá furar os pistões?

A centelha ocorre entre eletrodos das velas, não entre a vela e o pistão. Mesmo uma vela que tivesse seu eletrodo de massa arrancado, seria mais fácil a centelha pular para a carcaça da vela do que o pistão, devido à diferença de distâncias. Outras causas levam ao "furar pistão" e outros danos no pistão, geralmente relacionados a uma temperatura mais elevada da câmara, avanço de ignição excessivo, pistão subdimensionado e outros fatores.

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DÚVIDAS SOBRE O DD LITE:

Qual a diferença do DD para o DD Lite?

O DD Lite é igual ao DD, exceto nas possibilidades de ajuste do mapa de ignição, bem mais limitada para o DD Lite.O DD Lite é uma opção mais econômica, própria para aplicações simples, embora até possa ser utilizado em veículos.

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